Copa&Cozinha Uruguai: Fainá

O Uruguai situa-se entre os paralelos 30 e 35, os mesmos do hemisfério norte onde se produz a maior parte do azeite mundial. A olivicultura foi implantada no final do século XVIII, mas apenas em 2002 ganhou impulso e hoje o país produz 1.000 toneladas de azeite, exportado principalmente para o Brasil e Estados Unidos.  Ali pertinho de Punta del Este ficam as Bodegas Garzón, bem conhecida dos brasileiros que passeiam por lá. Os azeites Colina del Garzón são fáceis de serem encontrados no Brasil, e tem bom custo/benefício. Eu particularmente gosto da delicadeza dos azeites de manzanilla dessa marca.

El fainá

O fainá é uma massa feita a partir de farinha de grão de bico, herança da imigração italiana no Uruguai e que dá um lanche saboroso. A receita é simples: uma medida de farinha de grão de bico diluída em uma medida e meia de água. Tem que hidratar no mínimo duas horas, mas pode ficar a noite toda. Preste atenção na forma de assar: você coloca bastante azeite numa assadeira (ou seja, muito mais do que usaria para untar) e despeja a massa, que é bem líquida.

Ingredientes e modo de fazer

250 gramas de farinha de grão de bico diluída em 750 ml de água (deixe de molho por no mínimo 2 horas e até uma noite inteira.

Tempere com sal, pimenta branca (faz toda a diferença) e uma colher de parmesão ralado.

Coloque  3 colheres de azeite numa assadeira, aqueça por 10 minutos no forno e só então despeje a massa, que é bem líquida. Asse até ficar corado.

Semana passada eu estive na fronteira do Uruguai e comi um fainá a cavalo: duas fatias de fainá com muito queijo por dentro. Eu usei a massa para fazer umas tapas com os frios que tinha na geladeira.

Quem faz o Copa&Cozinha

A série de receitas Copa&Cozinha conta com o apoio de pesquisa de meus alunos de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no SENAC – SP. A receita do fainá foi uma sugestão da Carolina Stamillo.

umlitrodeazeite

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *