Azeite brasileiro: retrospectiva 2022

O número de marcas nacionais quintuplicou

Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil 2022-2023

Em abril de 2022, eu tinha identificado 110 marcas de azeites produzidos no Brasil. Entre abril e agosto, quando finalizava a redação do Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil, esse número tinha chegado a 150. Com os originais já em gráfica, nem havia mais tempo de incluir novos produtores no guia, que fechou com a resenha de 118 marcas. Em 2017, a primeira edição apresentava ao consumidor 28 marcas. Em 5 anos, portanto, vemos um crescimento de quase 500%, com azeites originários da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Espírito Santo tem azeite para a moqueca

Dia de Campo em Pedra Azul – ES, organizado por Fabrício Rezende.

Conhecido pelos seus cafés de alta qualidade, o estado do Espírito Santo desponta como um potencial produtor de excelentes azeites. Este ano, Aracê e Quinta do Manacá já comercializaram seus azeites, ainda que em pequena escala. A Olives, associação de produtores do estado, também produziu um lote a partir das azeitonas dos seus associados. Ao todo, são 288 hectares e 144 produtores em 18 municípios. Se a Bahia tem dendê para sua moqueca, não vai faltar azeite para a moqueca capixaba.

O Rio Grande do Sul tem azeite para todo mundo

RS Innovation Stage na Expointer 2022

A safra de 2022 rendeu 448,5 mil litros de azeite no Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. É maior produção registrada até agora. Além da entrada de novos olivais em produção, técnicos e agrônomos afirmam que novas tecnologias auxiliaram no aumento da produtividade. O estado destaca-se pelo forte incentivo público, com a participação da Secretaria de Inovação, Tecnologia e Ciência (SICT) atuando também no desenvolvimento da cadeia. Fui convidado pela SICT para uma palestra na Expointer 2022, cujo auditório estava lotado de gente interessada em olivicultura.

O Brasil é reconhecido internacionalmente

Antonio Lauro, do EVO IOOC, entrega prêmio de melhor da América do Sul para Chris Vogt, do azeite Milonga

O Extrafresco 22/23 já estava na gráfica e continuavam chegando notícias de premiações internacionais para os azeites brasileiros. Em que pesem as limitações metodológicas de algumas competições, a conclusão geral é: sabemos produzir azeites de qualidade e somos reconhecidos em todo o mundo. Destacam-se o Sabiá, que ficou entre os dez melhores azeites do mundo no prestigiado ranking espanhol Evooleum – a primeira vez que um azeite brasileiro alcança este posto e o Milonga, reconhecido pelo EVO IOOC, na Itália, como o melhor azeite do Hemisférioo Sul.

Selos começam a orientar o consumidor

Seleção do Selo Produtos Premium em Porto Alegre

Com o crescimento do mercado, é natural que seja necessário um maior controle da qualidade. Para além do ufanismo oba-oba-olha-que-legal-temos-azeite no Brasil, é preciso garantir que este azeite tenha um bom padrão de qualidade.  Atento a isso, o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), em parceria com a SICT-RS, lançou neste ano o Selo Produto Premium, com critérios técnicos e sensoriais. Dividi com o colega Marcelo Scofano a condução da prova dos azeites, que ao final concedeu o selo para 29 marcas gaúchas. No Sudeste, a Assolive (Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira e Sudeste) também criou um selo de de origem certificada, que precisa ser renovado a cada ano. Os critérios específicos de cada selo estão no Extrafresco: o Guia de Azeites do Brasil 22/23.

Produtores brasileiros investem em gestão ambiental

Energia solar para 100% da operação do lagar da Fazenda Irarema

É um consenso mundial de que o Brasil tem potencial para liderar soluções ambientais que ajudem a mitigar eventos climáticos decorrentes do aquecimento global. Durante as entrevistas para o Extrafresco, este tema surgiu de maneira bem mais evidente que nos anos anteriores. O Lagar H investiu tanto na certificação de Empresa B como na certificação LEED para edificações sustentáveis. Marcas como Nina, PurOliva, Verde Oliva, Vikaz e ZET oferecem azeites orgânicos, biodinâmicos ou de mínima intervenção.

Corre que o MAPA vem aí

Laboratório móvel de análise do MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), intensificou a investida contra azeites importados e com suspeita de fraude. Desde 2017, o controle sobre fraudes tem se intensificado e conta agora com um laboratório de análise sensorial reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional. Nunca tivemos uma ação tão efetiva para coibir a venda de azeites de baixa qualidade. O efeito foi imediato: compradores de redes de varejo afirmam que já notaram maior preocupação no exterior com a qualidade do azeite exportado para o Brasil.

Novo livro com a história do azeite brasileiro

Azeite-se, de Ana Beloto

A azeitóloga Ana Beloto lançou, em abril de 2022, o livro Azeite-se, que faz um belo registro histórico da olivicultura no Brasil, com fotos inéditas e receitas com a consultoria gastronômica de Pedro Frade, chef brasileiro que figura no ranking da Forbes 2022 de brasileiros mais influentes com menos de 30 anos.

Mais pontos de distribuição para o azeite brasileiro

Loja da Estância das Oliveiras, no Cais Embarcadero em Porto Alegre – RS.

Está entre as cinco perguntas que mais ouço quando falo de azeite brasileiro: “por que eu não encontro esse azeite no supermercado?”. Apesar de marcas como Batalha já estarem presentes no varejo há um tempo, o azeite brasileiro ainda é um produto de nicho, com distribuição fragmentada. Mas pouco a pouco, novos canais começam a surgir. Duas novas lojas prometem se juntar ao tradicional Empório dos Azeites de Gramado. Em São Paulo, acaba de ser inaugurada, pela chef Pérola Polillo, a Azeite Experience, uma loja charmosa no mercado de Santo Amaro. Em Porto Alegre, faltam apenas últimos ajustes para a loja do azeite Estância das Oliveiras no Cais Embarcadero. Desde janeiro, a BRME, uma loja online especializada em vinhos, destilados, cafés e chocolates produzidos no Brasil me procurou para fazer uma curadoria de azeites nacionais. Além disso, também é possível encontrar na Braz Pizzaria um ótimo azeite selecionado pela Ana Beloto e produzido pelos azeites Batalha.

Lançamento do Extrafresco: o Guia de Azeites do Brasil 2022/2023

Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil 2023-2024

Pelo sexto ano seguido, provei pelo menos uma variedade de azeite de todos os produtores nacionais e, em outubro, ficou pronta a quarta edição do Extrafresco: O Guia de Azeites do Brasil 2022/2023. Assim como em 2018, fiz questão de que essa edição fosse bilíngue, para aumentar a repercussão da nossa qualidade. O guia apresenta 118 marcas (de um total de 150), com notas de degustação, receitas e dicas de passeio por olivais, outro ponto de destaque da olivicultura nacional. É possível comprar o guia no site da editora Livrobits.

O azeite se junta ao café, aos queijos, cachaças e vinhos brasileiros cada vez mais reconhecidos. É motivo para celebrar com um brinde. E se acompanhar algum aperitivo, não precisa ser um fio – pode ser um rio de azeite.

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