Copa&Cozinha Peru: Causas limenhas

O Peru exporta azeitonas para o Brasil e azeite para Portugal. São apenas 820 toneladas de azeite contra 16.500 toneladas de azeitonas de mesa, cujo grande cliente é o Brasil. E Portugal? Faça as contas: Portugal, em 2017, produziu 100 mil toneladas e exportou 130 mil. A produção própria não é suficiente para o apreço que o azeite português tem no mundo todo.

Causa limenha

A causa é um prato democrático cuja base é um purê de batata com pasta de ají (pasta de pimenta peruana). Como não é fácil nem muito barato encontrar ají, dá para substituir por uma pimenta dedo-de-moça bem picadinha. A partir daí, é só modelar o purê e servir com acompanhamentos que vão de ovos cozidos a polvo grelhado.

Ingredientes

4 batatas médias

Sal, azeite, pimenta dedo de moça picadinha e suco de limão

Ovos cozidos

Azeitonas verdes e pretas

Maionese

(para dar um pouco de cor, usei uma colher de café de colorau)

Modo de fazer

Asse as batatas no forno. Faça um purê e acrescente o sal, o azeite, a pimenta e o suco de limão. Agora é só moldar em formato de bolinhos e servir com ovos, azeitonas, alface, maionese e bastante azeite. Aliás, não se iluda com a simplicidade do prato. Pode fazer o dobro da receita porque dá uma entrada bem gostosa para um almoço de domingo.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *