Copa&Cozinha Argentina: Humitas Queimadas

É curioso pensar que a Argentina, apesar das raízes europeias, use tão pouco azeite no dia-a-dia. De acordo com o Conselho Oleícola Internacional, o consumo per capita anual é de 150 gramas, contra 400 gramas no Brasil (lembrando na Grécia o consumo gira em torno de 20 kg per capita).

Isso significa que boa parte da produção argentina, concentrada nas regiões de Catamarca e La Rioja, é exportada para o Brasil, Estados Unidos e Espanha. Espanha? Mas se a Espanha produz quase um milhão de toneladas de azeite por que precisa importar? Aí entram em campo os números de exportação da Espanha, que também são muito altos. Isso é assunto para uma próxima conversa.

Humita queimada

Enquanto esperamos a estreia da Argentina na Copa, vamos preparar uma humita queimada.

A humita é uma espécie de creme de milho salgado. Nessa receita, ela é coberta por açúcar branco e açúcar mascavo e caramelizada no forno. Eu confesso que não apostava muito nessa receita mas o resultado me surpreendeu. Aliás, eu espero que a Argentina passe para as próximas fases porque encontramos muitas receitas boas.

Ingredientes

500 gramas de milho (entre 4 e 5 espigas)

500 ml de leite

1/2 xícara de açúcar misturado (metade açúcar branco, metade açúcar mascavo)

1 pimentão vermelho

Alho, cebola

Azeite e sal

Modo de preparo

Cozinhe os grãos de milho no leite até ficarem bem macios. Bata no liquidificador sem processar demais. É legal ficar meio pedaçudo. Devolva para a panela e vá mexendo com uma colher de pau. O amido liberado vai engrossar a massa. Enquanto isso, você refoga o alho, a cebola e o pimentão até ficarem macios. Mistura com a massa de milho, coloca em forminhas individuais e carameliza no forno ou com maçarico. Pode servir como lanche ou acompanhando um bom bife.

Quem faz o Copa&Cozinha

A série de receitas Copa&Cozinha conta com o apoio de pesquisa da minha turma de alunos de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no SENAC – SP. A receita da humita queimada foi uma sugestão da Rosana Parisi.

 

umlitrodeazeite

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *