Oliveiras representam força e perenidade — não tem símbolo mais adequado para o amor de mãe. E se você nunca viu uma, saiba que não é tão difícil encontrar em SP (estou falando das oliveiras, não das mães). Fiz uma seleção de restaurantes para comer bem, experimentar azeites e ver uma oliveira de perto.
Pasquale Cantina
A cantina do Pasquale, na Vila Madalena, serve um jiló em conserva entre os antepastos que por si só vale a visita. Das massas, minha favorita é o penne pérola negra, com tomate, pancetta e azeitonas. O azeite, servido em garrafa não identificada, é de boa qualidade. E logo na entrada, uma pequena oliveira em crescimento dá as boas vindas.
R. Girassol, 66 – Vila Madalena
Telefone: (11) 3081-0333
Oliva
O Oliva é uma casa de bairro com duas oliveiras enormes logo na entrada, plantadas há 15 anos. Você vai se surpreender com o tamanho das árvores. É um restaurante de bairro, com boa comida e cardápio que agrada a todos, incluindo carnes, massas e bacalhau. Experimentei um steak tartar bem feito e um bacalhau regados a azeite italianos da Olitalia. É um lugar sossegado para levar a mãe e a família toda e passar a tarde de domingo numa boa.
Av. Nova Independência, 98
Telefone: (11) 5505-4755
Rancho 53
É como almoçar em Portugal sem passar pelo aeroporto. Na entrada, oliveiras e videiras. Dentro do Rancho, além do restaurante, uma das mais completas adegas de vinhos e azeites portugueses que já vi. O prato que mais me chamou a atenção foi o bacalhau com queijo Serra da Estrela.
Endereço: Rodovia Castelo Branco, KM 53, S/N – Ronda, Araçariguama
Telefone: (11) 4136-1381
Olea
Um Van Gogh na parede, uma oliveira no pátio e o excelente azeite brasileiro Batalha nas mesas. O Olea fica numa casa antiga do Jardim Paulistano, tem um um lindo bar de saladas e um bufê com poucos e bons pratos. É um lugar para levar a mãe e curtir a tarde do domingo. Na saída, observe que tem uma estante com azeites sicilianos à venda.
R. Joaquim Antunes, 198 – Jardim America
Telefone: (11) 3062-1535
Gajos
As oliveiras mais lindas de São Paulo estão na esquina da Arapanés com a Bem-Te-Vi, em Moema. São 3 árvores enormes e bem cuidadas na frente do bar e restaurante. Comida boa, bons preços e uma mesa enorme para acomodar a mãe e toda a família. O azeite servido é Herdade do Esporão (que eu gosto muito).
Alameda dos Arapanés, 1307 – Moema
Telefone: (11) 5543-9749
BÔNUS: Osterial del Petirrosso
Na série sobre restaurantes com oliveiras que fiz no @umlitrodeazeite esta semana não falei da Osteria del Pettirosso, um pequeno grande restaurante italiano sob o comando do chef Marco Renzetti. Ele me contou que faz apenas dois meses que plantou suas oliveiras na jardineira de entrada do restaurante para dar as boas vindas ao clientes.
O Pettirrosso serve pratos saborosos com ênfase na cozinha romana. Não deixe de pedir o couvert porque o pão feito na casa é excelente, servido com azeite da Olitalia, flor de sal e uma manteiga feita na hora. No meno executivo dessa quinta-feira provei carpaccio de entrada, pasta e faggioli de principal e pannacotta com mel de sobremesa.
Alameda Lorena, 2155
Telefone: (11) 3062-5338