Cursos e projetos

Bebendo azeitonas #semfalargrego na Casa do Saber

Olival durante a colheita. Van Gogh, San Remy 1889.

Uma aula-degustação para aprender o que é um bom azeite e reconhecer seus atributos e defeitos, além de experimentar e comparar azeites nacionais, europeus e sul-americanos. Tudo isso de forma simples, divertida e #semfalargrego.

Além disso, vamos conversar sobre o azeite e seu papel simbólico, dos quadros de Van Gogh retratando oliveiras aos trechos em que o azeite é mencionado na Bíblia.

“A oliveira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu azeite, com o qual se presta honra aos deuses e aos homens, para dominar sobre as árvores?’” (Deuteronômio 33:24).

O curso será realizado no dia 30/05/2018, quarta-feira.

O horário de início é às 20:00, com término previsto para às 22:00.

O valor da inscrição é de R$185,00 e as inscrições  devem ser feitas no site da Casa do Saber.

 

Bebendo azeitonas no Dia dos Pais – VAGAS ESGOTADAS

As vagas para 10/agosto estão esgotadas. Para ser informado das próximas datas, escreva para sandro.marques@umlitrodeazeite.com.br

Como eu reconheço um bom azeite? Essa história de acidez é verdade? Azeite brasileiro é bom? Nesta aula-degustação, eu respondo essas perguntas e ainda ensino, por meio de experiências práticas:

  • como reconhecer bons azeites
  • cair fora de roubadas
  • usar o azeite para valorizar seus pratos e melhorar sua saúde

Próxima data: 10/08 às 20:00, no restaurante Mici, em São Paulo (Rua Ministro Ferreira Alves, 54, Vila Pompeia, São Paulo)

O que a aula inclui:

Apresentação sobre:

  • Estrutura aromática do azeite
  • O papel do amargor e da picância
  • Exercício sensoriais com azeites para reconhecimento de qualidades e defeitos

Degustação de diferentes variedades europeias e sul-americanas, incluindo os novíssimos azeites brasileiros da safra 2017

Jantar harmonizado com diferentes azeites incluindo entrada, prato e sobremesa (vinhos a parte — aproveite que o Mici fica dentro de uma loja e escolha seu vinho pelo preço do balcão.

Valor: 140,00

 




Existe azeite no Brasil? Existe, e é muito bom. Nesta aula, mostro o mapa dos produtores brasileiros e degustamos a safra de azeites de 2017, com azeites provenientes de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Dias 31 de julho e 01 de agosto no SENAC – Aclimação.

Inscrições diretamente no site do SENAC.