Receita de brownie com azeite para fazer com as crianças

Chame as crianças para a cozinha. Essa receita de brownie não dá nenhum trabalho e enquanto assa, você pode ler ou criar histórias com elas.

O azeite, em bolos e brownies, tem algumas vantagens:

  • A textura fica mais úmida
  • A gordura presente no azeite é mono-insaturada, o que evita o entupimento de artérias
  • O azeite contém vitamina E e polifenois, o que proporciona efeitos anti-inflamatórios e anti-oxidantes (outros óleos vegetais perdem as vitaminas ao serem refinados).

Mas não precisa contar tudo isso para as crianças não: comida tem que ser algo prazeroso, desde o fazer até o comer.

Ingredientes

¾ de xícara de azeite (quanto mais intenso, melhor)

1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada

1/3 xícara de cacau em pó

200 gramas de chocolate picado

2 xícaras de açúcar

2 ovos ligeiramente batidos

1 pitada de sal

Modo de fazer

Aqueça o forno a 180º. Unte a uma assadeira retangular de 30×22 cm ou redonda de 22 cm com um pouquinho de azeite. Forrar a forma com papel manteiga ajuda bastante também.

Misture a farinha, o cacau e o sal. Derreta em banho-maria o chocolate já dentro do azeite (ou derreta o chocolate no micro-ondas e depois acrescente o azeite). Deixe amornar, acrescente o açúcar e os ovos. Despeje essa mistura na farinha, mexa e bem e asse no forno por volta de 30 a 35 minutos. Espere amornar para desenformar.

Quer mais receitas para fazer com as crianças?

Meus dois livros infantis, Um Doce de Princesa e O que Comem os Astronautas? tem histórias e receitas divertidas. Veja abaixo a descrição dos livros:

O que comem os astronautas?

Em 1969, o homem pisou pela primeira vez na Lua. Nica e Rico estão curiosos sobre essa viagem, mas não é sobre os perigos do espaço nem o funcionamento das astronaves que eles fazem perguntas. Eles querem mesmo é saber o que os astronautas comem. Salada em pílulas? Frutas em tubos? E tem bolo de aniversário? Puxa, essa conversa deu fome e a viagem é muito longa! É melhor tentar descobrir rápido quais são as receitas favoritas dos astronautas!

Um Doce de Princesa

O que Maria Antonieta da França, Isabel do Brasil, Vitória da Inglaterra e até mesmo a jovem Aiko do Japão atual têm em comum? Todas elas são princesas, é claro! Princesas que existiram de verdade e que, além disso, adoravam um docinho… Uma gostava de baba de moça, outra foi a primeira a provar chocolate. Uma amava sorvete, a outra preferia brownie de batata-doce. Afinal, toda princesa tem o seu doce preferido! Poesia, história e informação convidam o jovem leitor para descobrir o prazer de cozinhar de uma forma divertida e pra lá de saborosa!

 

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *