Só vou pra Marte se puder levar azeite!

Quando você viaja por muito tempo, fica com saudades de casa? Se você é brasileiro e está fora do país, sente aquela vontade um arroz com feijão feitos na hora? Eu já fui a um restaurante chinês no Vale do Loire, na França, só porque estava com vontade de comer arroz.

Agora imagine que você está na Estação Espacial Internacional, a 430 km de altitude, e vai passar uma temporada de seis meses. Não adianta querer comer pizza no domingo porque não tem aplicativo que faça delivery por lá (ainda). Depende do estoque que foi levado e de eventuais missões de reabastecimento, que levam frutas, vegetais e comidas especiais.

A comida dos astronautas evoluiu muito desde a década de 60. Os primeiros a irem para o espaço reclamaram muito da comida em forma de pasta servida em tubos. Hoje a alimentação é bem mais próxima da comida normal da Terra, até porque sabemos que comida não é só nutrição para o corpo, mas também um conjunto de memórias afetivas que formam nossa identidade. Os cientistas coreanos, por exemplo, ficaram um tempão desenvolvendo um kimchi que não tivesse um cheiro tão forte. Coreanos amam kimchi, mas essa conserva fermentada de acelga com pimenta poderia causar problemas com a vizinhança.

E azeite, já foi para o espaço? É claro que esse foi um pedido da primeira astronauta italiana, Samantha Cristoforetti. A escolha foi um azeite toscano de forte intensidade. Samantha tem o recorde europeu de tempo num vôo sem interrupção – 199 dias e 16 horas. Como poderia ficar este tempo todo sem azeite? Em 2015, os cientistas conseguiram produzir alface romana vermelha dentro da Espação Estacial. Qual foi o tempero? Azeite e vinagre balsâmico.

Com os planos de ir para Marte, uma viagem que duraria por volta de dois anos, a pesquisa sobre alimentação inclui produção de vegetais no espaço, para garantir alguma comida fresca. É tanto tempo que talvez valha a pena começarem a experimentar o cultivo de oliveiras… basta aí umas duas ou três viagens para a gente ter azeitonas espaciais e garantia de azeite sempre fresco.

***

Meu novo livro infantil “O que Comem os Astronautas” já está à venda no site da editora Bamboozinho. Também pode ser encontrado na Livraria PanaPaná, que fica na Vila Mariana, em SP e é especializada em livros infantis. Logo vai estar em outras livrarias. O lançamento oficial é dia 20, no dia exato em que se comemoram 50 anos do homem chegando à Lua. Vai ser uma festa legal na Le Burger, a Hamburgueria das Galáxias, a partir das 12:30.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *