Onde encontrar os azeites brasileiros premiados em NY

 

Foram quase 1.000 azeites de 26 países avaliados em 5 dias. O júri do NYIOCC vem de 13 países diferentes, o que garante equidade na avaliação sensorial. Foi uma honra representar o Brasil junto a um time que é a elite dos degustadores de azeite no mundo. E justamente no ano em que o Brasil teve o seu melhor resultado, com 11 prêmios, quase o dobro do ano passado.

Veja a seguir os azeites que ganharam medalhas em 2019. Quer conhecer outros azeites brasileiros? É só consultar o Guia de Azeites do Brasil.

Prosperato

Muito antes de produzir azeite, a Tecnoplanta, que é a maior produtora de mudas de eucalipto do mundo, já produzia mudas de oliveira. A empresa implantou os primeiros olivais em 2005, buscando uma diversificação dos negócios e, ao prensar as primeiras azeitonas, apaixonou-se pelo produto. À frente do lagar está Rafael Marchetti, jovem de uma geração que, no mundo inteiro, tem se voltado para a produção de alimentos de qualidade. Essa paixão se traduziu em um azeite que recebeu, apenas em 2018, mais de 15 prêmios internacionais. No Empório Prosperato, que fica junto ao lagar, no km 328 da BR 290, é possível encontrar os azeites e também outros produtos da região.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de ouro e Best in Class pelo Prosperato Premium Blend (Blend Médio)

É o segundo azeite brasileiro que conquista a principal medalha do New York International Olive Oil Competition, o Best In Class pelo seu blend.

Onde encontrar:

https://emporio.prosperato.com.br/ 

Costa Doce

Costa Doce é mais um dos azeites brasileiros que vem discretamente chamando a atenção nos prêmios internacionais. Em 2018 a marca conquistou medalha de ouro no Terraolivo em Israel, com o blend médio e o Gran Prestígio de Ouro com o blend intenso, no mesmo concurso, além de outros prêmios na Itália. O olival começou a ser implantado em 2013, numa propriedade que já conta com outras culturas, e o lagar começou a funcionar este ano, garantindo maior rapidez no processamento das azeitonas. O proprietário é descendente de família italiana e reuniu o espírito empreendedor com o gosto pelo azeite e a disponibilidade de terras com clima adequado para o cultivo.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de Ouro Monovarietal Médio pelo Costa Doce Premium Koroneiki

Medalha de Ouro Blend Médio pelo Costa Doce Médio

Medalha de Prata Blend Médio pelo Costa Doce Intenso

Onde encontrar:

https://www.olivascostadoce.com.br/ondecomprar

Olivas do Sul

A família Aued é uma das pioneiras na produção de azeite no Rio Grande do Sul, com pomares implantados desde 2006 e uma ampla experiência acumulada no cultivo, extração e também na produção de mudas de oliveira. Seu olival inclui variedades únicas, como as italianas moraiolo e leccino e a grega kalamata, própria para a produção de azeitonas de mesa. O pomar de Encruzilhada do Sul ganhou o prêmio de Pomar Modelo, da Assembleia Legislativa do RS e, desde 2016, está sendo feita a implantação de um novo pomar na promissora região de Encruzilhada, onde o lagar contará com infra-estrutura para receber turistas. A região conta com uma bela geografia, águas cristalinas e uma diversidade de fauna e flora.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de Prata Blend Médio pelo Olivas do Sul Blend Riserva D’Oro

Onde encontrar:

http://www.olivasdosul.com.br/loja-online/2/azeites

Verde Louro

A Fazenda Mato Grande está entre as maiores produtoras de azeite no Brasil, com um pomar que inclui as variedades arbequina, arbosana, frantoio, koroneiki, picual e manzanilla. Possui um lagar próprio, que pode ser visitado com o acompanhamento de um agrônomo que explica sobre o cultivo a extração do azeite. Além da qualidade do azeite, o Verde Louro destaca-se pelas elegantes garrafas importadas da França.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de Ouro Monovarietal Delicado pelo Verde Louro Arbequina

Medalha de Ouro Monovarietal Médio pelo Verde Louro Koroneiki

Medalha de Ouro Monovarietal Médio pelo Verde Louro Arbosana

Onde encontrar

https://loja.verdelouroazeites.com.br/

Casa Mantiva

Um velho ditado diz que o olho do dono é que engorda o gado. Os proprietários da Casa Mantiva, decidiram, além de produzir leite, cultivar oliveiras, mas com uma regra: todo o processo deveria ser acompanhando diretamente por eles mesmos, garantindo a qualidade do plantio até a extração do azeite.

A fazenda possui 10 nascentes e 30% da mata nativa e o projeto de olivicultura, que acompanha a produção de queijo e de lúpulo foi implantado para atender ao desejo de exercer uma atividade que integrasse benefícios ambientais, econômicos e sociais. O lagar fica junto ao olival, que conta com 8.000 árvores das variedades arbequina, arbosana, grappolo, koroneiki e maria da fé.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de Ouro Blend Médio pelo Reserva Mantiva

Onde encontrar:

https://www.facebook.com/pg/casamantiva/about/

Irarema

Mesmo que não produzisse azeites premiados, a Fazenda Irarema já seria um destino de visita obrigatório. A casa da sede, construída no final do século XIX, ainda é a residência dos proprietários que, em 2015 e converteram as plantações de café em olivais. Uma foto do século passado mostra Santos Dumont na varanda de casa (que ainda está intacta). Moacir Carvalho Dias é um olivicultor dedicado e está sempre presente para receber os visitantes, contar a história da fazenda e conduzir os passeios e a degustação. É um mestre lagareiro habilidoso que, na sua primeira extração de azeite em 2018, já conquistou o prêmio Best In Class para blends suaves no New York Olive Oil Contest. A fazenda também extrai óleos essenciais, destinados para aromatização de azeites e para a fabricação de sabonetes e cosméticos. Reserve um tempo para curtir o belíssimo café, onde também são vendidas especialidades da região.

Resultado no NYIOOC 2019

Medalha de Ouro Blend Médio pelo Irarema

O Irarema foi o primeiro azeite a conquistar um Best in Class em NY, em 2018.

Onde encontrar:

https://www.facebook.com/fazendairarema/

Para conhecer todos os azeites premiados, visite o https://bestoliveoils.com/

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *