Cinco livros para saber mais sobre azeite

Extravirgindade: o sublime e escandaloso mundo do azeite de oliva

Escrito pelo jornalista norte-americano Tom Mueller em 2011, o livro aborda o lado obscuro do mundo do azeite, um alimento que está na lista dos dez mais falsificados no mundo. Mas é, acima de tudo, um relato de um apaixonado pelo azeite.

 

Azeitonas: vida e saga de um nobre fruto

O livro é de 1996 e o autor, Mort Rosenblum, percorre o mundo conhecendo olivicultores e conhecendo antigas tradições, além de tentar ele mesmo produzir azeite em uma pequena propriedade da Provence, na França. A edição brasileira contém alguns erros de tradução.

 

Il Mondo dell’olio: storia, produzione, uso in cucina dell’extravergine

Publicado pelo Slow Food em 2017, é um livro voltado para a produção italiana. A edição é bem cuidada e o texto abrange do cultivo ao consumo. Ainda sem tradução em português.

 

O azeite na cultura e no património alimentar

A obra de Manuel Paquete é de 2013 e aborda o cultivo  em Portugal. Aprendi muito com esse livro, que apresenta muitas tradições e receitas antigas ligadas ao consumo do azeite.

 

O Guia de Azeites do Brasil

Já temos azeites brasileiros há alguns anos, mas toda semana (literalmente) encontro alguém que se surpreende quando eu conto que escrevi um guia dos azeites produzidos por aqui. O guia pode ser comprado direto no site da Editora Livrobits.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *