Compre o Guia, prove o azeite (e descubra 3 curiosidades sobre os azeites brasileiros)

A produção de azeites no Brasil é recente. Algumas tentativas foram feitas no passado mas foi apenas nos últimos 10 anos que a olivicultura se consolidou. Estima-se que existam aproximadamente 300 olivicultores no país, desde grande produtores como Luiz Eduardo Batalha, no Rio Grande do Sul, cujo volume de produção já possibilita estar presente em cadeias de varejo até Luiz Rossini, pequeno produtor da cidade de Santo Antônio do Pinhal que vende seus azeites por encomenda.

O kit Guia de Azeites do Brasil com duas amostras de azeite  está à venda no site da editora Livrobits e é um presente bacana ou até mesmo uma boa ideia para brindes corporativos.

Onde são produzidos os azeites brasileiros?

As oliveiras precisam de frio para produzir frutos. Por isso grande parte da produção brasileira concentra-se no Rio Grande do Sul e nas serras entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, particularmente a Serra da Mantiqueira. Mas já há produtores também no Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Azeitona para azeite e azeitona de mesa são a mesma coisa?

Algumas oliveiras produzem frutos mais adequados para extração de azeite. Outras produzem frutos mais adequados para a mesa. E há variedades, como a arbosana, que têm dupla aptidão, ou seja, você decide o que vai fazer com o fruto. Mas a produção brasileira de azeitonas de mesa ainda é bastante pequena.

Dá para visitar e conhecer um olival e um lagar?

Vários produtores estão investindo no olivoturismo. É possível fazer passeios ao olival e degustação na Fazenda Irarema, em Poços de Caldas – MG. Na época da colheita em fevereiro, é possível ver a extração do azeite no lagar. Também há um lindo projeto associado à preservação ambiental na Olibi, em Aiuruoca – MG. No RS, vários produtores recebem para visitas ao olival e degustação dos azeites.

O Guia de Azeites do Brasil 2018 tem uma lista dos melhores passeios em todo o Brasil e agora é vendido num kit com duas garrafas de azeite especialmente selecionadas pela Ana Beloto. Você conhece as histórias dos produtores e ainda experimenta os azeites produzidos aqui.

O kit Guia de Azeites do Brasil com duas amostras de azeite  está à venda no site da editora Livrobits e é um presente bacana ou até mesmo uma boa ideia para brindes corporativos.

 

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *