Bolo de abobrinha com azeite (programa Mulheres da TV Gazeta)

Muita gente assistiu ao programa da Mulheres, da TV Gazeta, e pediu a receita do bolo de abobrinha, uma receita de origem italiana. Como a abobrinha é um vegetal com bastante água, o bolo fica fofo, mas úmido e com uma bonita coloração esverdeada (alô, Palmeirenses!). Fica ótimo se feito com um azeite de frutado intenso.

O que é um azeite frutado?

Já me perguntaram isso nas aulas, ninguém é obrigado a saber, e estou aqui para explicar: frutado não é uma fruta que se acrescenta ao azeite. Azeite extravirgem é um óleo sem nenhum mistura. Por ser obtido de um fruto, a azeitona, o azeite fresco exala aromas herbáceos. São esses aromas que chamados de “frutado” do azeite. Fica mais fácil de perceber se você comprar um azeite bem jovem e fresco. No caso dos produzidos no Brasil, experimente utilizar variedades como a koroneiki ou a picual.

Dica imperdível para bolos

De maneira geral, azeite fica muito bom em bolos a base de frutas ou legumes. Experimente fazer seu bolo de laranja ou cenoura com azeite e você vai perceber a diferença.

No meu livro O Guia de Azeites do Brasil você encontra mais receitas e aprende a provar e reconhecer os azeites.

Ingredientes para a massa do bolo

300 gramas de abobrinha ralada (mais ou menos duas abobrinhas)

250 gramas de farinha

100 de farinha de amêndoa

3 ovos

200 ml de azeite bem frutado

250 gramas de açúcar

1 colher de sopa de fermento

1 colher de chá de baunilha

Ingredientes para a calda

1 1/3 xícara (chá) de abobrinha picada

¾ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de açúcar

7 colheres (sopa) de suco de limão

1 cardamomo sem a casca (opcional, mas faz toda a diferença)

Modo de fazer

Esprema com as mãos a abobrinha ralada para tirar um pouco da água.

Bata o ovo e o açúcar até formar um creme volumoso.

Acrescente as farinhas, o azeite, a baunilha e o fermento.

Por último, incorpore a abobrinha deixando a massa bem homogênea.

Use uma forma bem untada. Este bolo demora um pouco mais para assar. No meu forno, que é elétrico, leva por volta de 50 minutos. Desenforme quando estiver frio.

Enquanto o bolo assa, faça a calda. Cozinhe a abobrinha com a água e o açúcar, em uma panela tampada, até ficar bem macia. Acrescente o suco de limão e o cardamomo e deixe ferver por mais 5 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador até obter uma mistura lisa. Deixe esfriar e sirva sobre o bolo.

Gostou? Mande uma foto! Ficou com alguma dúvida? Quer mais receitas? Inscreva-se na newsletter e receba gratuitamente o livro de receitas com azeite de países de todo o mundo.

Espere! Não vá embora ainda!

Tenho uma dica super de presente super original para este final de ano. Um kit contendo O Guia de Azeites do Brasil e duas garrafinhas de 50 ml com azeites produzidos em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

O kit está disponível para venda na loja online da editora Livrobits.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *