Copa&Cozinha Espanha: Ajotomate

Quando o assunto é azeite, tudo na Espanha é superlativo. O país produz 50% do azeite de oliva mundial, com um volume aproximado de 1.250.000 toneladas na safra 17/18. Quem tem ancestrais espanhois, sempre vem com aquela história da avó que fritava batatas em azeite de oliva — um luxo hoje menos frequente, já que as exportações espanholas sobem mas o consumo de azeite por lá decresce. O consumo médio de azeite é 10 litros per capita (metade da Grécia), embora muito desse azeite não seja virgem.

Ajotomate

As melhores comidas são as mais simples, diz uma prima minha de Portugal. Concordo, desde que os ingredientes sejam de excelente qualidade. O ajotomate, entrada típica da região da Múrcia, é um desses pratos. A combinação tomate, alho e azeite é muito saborosa e tem um benefício adicional. O beta-caroteno do tomate é melhor absorvido pelo corpo quando conduzido pelo óleo. E o azeite, por sua vez, contém micronutrietes que são anti-oxidantes e anti-inflamatórios. Para fazer esse prato, você precisa apenas do tempo do intervalo do jogo.

Ingredientes

6 tomates

4 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de vinagre de vinho

1 pitada de cominho (opcional)

Azeite (pelo menos umas 4 colheres)

Modo de fazer

Separe 1 tomate, retire a pele e as sementes. Para retirar a pele, você faz um corte em cruz no alto do tomate e coloca em água fervente por uns 3 minutos. Retire, coloque em água fria e a pele vai sair com facilidade. Se ficar com dúvida, esse vídeo mostra como pelar o tomate.

A sequência pode ser feita com um processador ou liquidificador, mas o resultado é melhor se feito num pilão. Vá esmagando o alho, o tomate picadinho e os demais temperos até formar uma pasta.

Por fim, fatie os outros tomates (lembre-se que o tomate fica mais saboroso à temperatura ambiente) e sirva com esse molho por cima.

Quem faz o Copa&Cozinha

A série de receitas Copa&Cozinha conta com o apoio de pesquisa da minha turma de alunos de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no SENAC – SP.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *