Copa&Cozinha Uruguai: Pudim de Abobrinha

Dois produtores de azeite próximos a Punta Del Este valem a visita: o Colinas de Garzon, que mencionei quando publiquei a receita de fainá, e a Finca Babienca, que produz o azeite O’33. O Coupage Blanc dessa marca ganhou o Best in Class do NYOOC 2018, concurso de azeites em Nova Iorque que também premiou o azeite Irarema, de Poços de Caldas. O Coupage Blanc levou o prêmio Best In Class pelo azeite mais intenso e o Irarema o Best In Class pelo azeite mais delicado. O que esses dois produtores uruguaios e o brasileiro têm em comum: uma estrutura bem montada para receber turistas.

Para representar o Uruguai nas oitavas de final, escolhi um prato caseiro, feito com ingredientes fáceis de conseguir e que pode ser servido morno ou à temperatura ambiente. O pudim salgado leva parmesão e para ficar bem especial, usei o queijo d’Alagoa, um queijo que lembra parmesão mas é produzido aqui na Serra Mantiqueira e que também é um produto brasileiro premiado no exterior.  Em 2017 ele levou uma medalha de bronze no Mondial du Fromage, em Tours, na França.

Pudim de abobrinha (Budín de zapallitos)

Ingredientes

2 ou 3 abobrinhas italianas em cubinhos (aproximadamente 400 gramas)

1 colher de manteiga

Meia cebola picadinha

2 ovos batidos

Um pão francês amanhecido ralado

1/2 xícara de queijo parmesão ralado (metade vai misturado na massa, metade por cima)

Tomilho fresco, se tiver

Sal, pimenta e noz moscada

Modo de fazer

Unte uma forma de bolo inglês (forma retangular alta) e pre-aqueça o forno a 170 graus. Refogue a cebola e a abobrinha ligeiramente. Misture com os demais ingredientes. Cuidado com o sal, porque o queijo já  é salgado (metade do queijo misturado à massa, outra metade por cima para gratinar). Forno até o queijo dourar por cima (quase um tempo do jogo, vai espiando). Espere amornar, desenforme e sirva com azeite por cima — dê preferência aos de intensidade média, nesse caso.

Quem faz o Copa&Cozinha

A série de receitas Copa&Cozinha conta com o apoio de pesquisa da minha turma de alunos de pós-graduação em Gastronomia: História e Cultura no SENAC – SP.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *