Cinco mitos e três receitas de sopa com azeite

Esta semana, no Instagram do @umlitrodeazeite, falei sobre alguns mitos relacionados ao azeite.

  • Não se pode aquecer azeite. Pode aquecer, refogar e fritar bolinho. Voltarei a este assunto em breve.
  • Azeite bom tem baixa acidez. Correto, mas esse não é o único parâmetro para se usar na hora da compra.
  • Azeite grego é que é bom, mas vários países produzem azeite tão bom quanto, o que todos os prêmios internacionais estão mostrando.
  • Azeite brasileiro não é confiável. Eu tenho visitado produtores de todo o Brasil e acompanhado os esforços investidos na produção de alta qualidade. O consumidor tem que ficar de olho aberto com azeite em ofertas milagrosas, que às vezes já estão muito velhos, e azeites importados a granel e envasados no Brasil. O risco de defeitos e falsificação, nesse caso, é alto.
  • Azeite bom era o azeite de antigamente. A tecnologia de produção evolui muito nas últimas três décadas. É bem possível que sua memória sensorial seja a de um azeite de baixa qualidade, mas que era o único disponível no Brasil.

Agora compre um bom azeite, aproveite o frio que está chegando e prepare uma das sopas que eu ensino abaixo.

Sobre caldos

A base de toda sopa é um bom caldo. Receitas clássicas de caldo levam um tempão para fazer. E cubo de caldo industrializado deixa a sopa com gosto industrializado. O meio termo é um bom pedaço de músculo ou coxão, cozido na panela de pressão com cenoura, salsão, alho e cebola (tem alecrim, tomilho e salsinha? Pode colocar). O que eu faço é pedir para o açougueiro cortar a carne em cubinhos, como se fosse para estrogonofe. No final, tenho um montão de caldo e uns cubinhos de carne que deixo congelados para quando quero fazer uma sopa.

Sopa de grão de bico com limão

A sopa de grão de bico com limão é feita com caldo de carne, grão de bico (pode ser o de lata), um ovo cozido e um limão espremido. Azeite para finalizar.

Avgolemono

O avgolemono, de origem grega, usa o caldo de frango como base. Pode ser feito com sobra de arroz. Para cada duas xícaras de caldo, um ovo. Você bate o ovo com limão espremido numa tigela. Coloca um pouco do caldo aquecido na tigela e bate mais um pouco. Devolve tudo para a panela com o caldo e o arroz e vai mexendo bem para aquecer e engrossar. A textura final é como a de um arroz doce cremoso. Para servir, acrescente pimenta do reino, raspas de limão e azeite.

Sopa de banana com carne seca

A sopa de banana tem que ser feita com bananas-nanicas bem maduras (casca já pintando). Para cada banana, duas xícaras de caldo em que você cozinhou carne seca. Você cozinha as bananas nesse caldo, bate no liquidificador e acrescenta a carne seca desfiada na hora de servir. Fica com azeite da variedade arbequina, que combina com o doce da banana. Cebolinha, salsinha, coentro e pimenta também vão bem na hora de servir.

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *