Cinco restaurantes em SP para ver uma oliveira de perto

Oliveiras representam força e perenidade — não tem símbolo mais adequado para o amor de mãe. E se você nunca viu uma, saiba que não é tão difícil encontrar em SP (estou falando das oliveiras, não das mães). Fiz uma seleção de restaurantes para comer bem, experimentar azeites e ver uma oliveira de perto.

Pasquale Cantina

A pequena oliveira na fachada do Pasquale

A cantina do Pasquale, na Vila Madalena, serve um jiló em conserva entre os antepastos que por si só vale a visita. Das massas, minha favorita é o penne pérola negra, com tomate, pancetta e azeitonas. O azeite, servido em garrafa não identificada, é de boa qualidade. E logo na entrada, uma pequena oliveira em crescimento dá as boas vindas.

R. Girassol, 66 – Vila Madalena
Telefone: (11) 3081-0333

Oliva

Oliveiras em vaso na frente do Oliva

O Oliva é uma casa de bairro com duas oliveiras enormes logo na entrada, plantadas há 15 anos. Você vai se surpreender com o tamanho das árvores. É um restaurante de bairro, com boa comida e cardápio que agrada a todos, incluindo carnes, massas e bacalhau. Experimentei um steak tartar bem feito e um bacalhau regados a azeite italianos da Olitalia. É um lugar sossegado para levar a mãe e a família toda e passar a tarde de domingo numa boa.

Steak tartar do Oliva

Av. Nova Independência, 98
Telefone: (11) 5505-4755

Rancho 53

Os doces do Rancho 53

É como almoçar em Portugal sem passar pelo aeroporto. Na entrada, oliveiras e videiras. Dentro do Rancho, além do restaurante, uma das mais completas adegas de vinhos e azeites portugueses que já vi. O prato que mais me chamou a atenção foi o bacalhau com queijo Serra da Estrela.

Queijos da Serra da Estrela

Endereço: Rodovia Castelo Branco, KM 53, S/N – Ronda, Araçariguama
Telefone: (11) 4136-1381

Olea

O Van Gogh em mosaico do Olea

Um Van Gogh na parede, uma oliveira no pátio e o excelente azeite brasileiro Batalha nas mesas. O Olea fica numa casa antiga do Jardim Paulistano, tem um um lindo bar de saladas e um bufê com poucos e bons pratos. É um lugar para levar a mãe e curtir a tarde do domingo. Na saída, observe que tem uma estante com azeites sicilianos à venda.

Azeite siciliano Frantoi Cutrera, um dos meus preferidos na vida

R. Joaquim Antunes, 198 – Jardim America
Telefone: (11) 3062-1535

Gajos

As oliveiras mais lindas de SP na calçada do Gajos

As oliveiras mais lindas de São Paulo estão na esquina da Arapanés com a Bem-Te-Vi, em Moema. São 3 árvores enormes e bem cuidadas na frente do bar e restaurante. Comida boa, bons preços e uma mesa enorme para acomodar a mãe e toda a família. O azeite servido é Herdade do Esporão (que eu gosto muito).

Clássico é clássico

 

A verdade nas paredes do Gajo

Alameda dos Arapanés, 1307 – Moema
Telefone: (11) 5543-9749

BÔNUS: Osterial del Petirrosso

Oliveiras plantadas há dois meses para dar as boas-vindas

Na série sobre restaurantes com oliveiras que fiz no @umlitrodeazeite esta semana não falei da Osteria del Pettirosso, um pequeno grande restaurante italiano sob o comando do chef Marco Renzetti. Ele me contou que faz apenas dois meses que plantou suas oliveiras na jardineira de entrada do restaurante para dar as boas vindas ao clientes.

Pão feito na casa e bom azeite

O Pettirrosso serve pratos saborosos com ênfase na cozinha romana. Não deixe de pedir o couvert porque o pão feito na casa é excelente, servido com azeite da Olitalia, flor de sal e uma manteiga feita na hora. No meno executivo dessa quinta-feira provei carpaccio de entrada, pasta e faggioli de principal e pannacotta com mel de sobremesa.

Alameda Lorena, 2155
Telefone: (11) 3062-5338

 

umlitrodeazeite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *